eheheh tem piada a pergunta pq a maioria dos uploads que faço são releases e ripkits lol
bem... uma
release no seu termo básico é um lançamento de qq coisa.... tipo um programa, um jogo, qq coisa... traduzido à letra seria qq coisa como libertar ou fazer pública uma cena qq. quando estamos a falar sobre a psp pode ser o lançamento de qq coisa relacionada com a psp como por exemplo um tema. se estivermos a falar de jogos é o lançamento de um jogo para a psp, seja ele official ou não. no entanto é costume referenciar como
releases apenas os jogos que saiem para a psp ou melhor as cópias dos jogos que são postas na net na chamada
scene e que tem regras de "controlo de qualidade".
Os critérios são diversos e cada um tem a sua opinião, por exemplo se for lançado um jogo ripado pode ser considerado uma
release, na minha opinião só dumps completos (cópias exactas, byte por byte) é que devem ser considerados
releases e como não tenho acesso à scene tanto me faz se foi lançado em ftp ou não... por mim desde que seja uma cópia exacta e completa é uma
release desse jogo
o problema é haver ou não o controlo... como é q posso saber (por ex.) se o iso é um cópia completa e exacta ou se é um rip ou pura e simplesmente um fake? por isso é mais fácil associar as
releases apenas ao que é lançado na
scene.
quanto aos ripkits... um RipKit é um Kit para fazer Rips lol
vou tentar explicar melhor...
O que é um Rip? é pegar num jogo e retirar coisas como videos, músicas, extras, etc.
Qual é o interesse? poder ter uma imagem do jogo mais pequena que caiba num determinado ms ou pura e simplesmente poupar espaço.
Então o que é um RipKit? bem tal como expliquei... é um kit de ferramentas para se ripar jogos em geral ou um jogo em particular, por ex. um ripkit para o PES2008 é um conjunto de utensilios para se ripar esse jogo para q ocupe menos espaço.
No entanto o termo generalizou-se e actualmente qd se fala em ripkits esperasse não um kit (leia-se conjunto) mas sim uma ferramenta simples e rápida para fazer o rip. A forma mais utilizada é criar um ficheiro delta (*.xdt, *.ppf, etc.) q guarda a informação do q é q está diferente entre o jogo original e o ripado e pode-se usar esse ficheiro para a partir do jogo original criar o jogo ripado, isto desde que os ficheiros originais sejam exactamente os mesmos.
na prática...
release: jogo lançado na scene (cópia exacta e completa).
ripkit: ferramenta para tornar o jogo mais pequeno (em tamanho).
atenção q há jogos que são lançados na scene e q mais tarde levam "nuke" (ou são "nukados" em englistuga) o que significa que afinal não cumprem as regras da scene e é como levar um carimbo a dizer defeituoso.
espero ter ajudado...
um abraço,
DrunphO